Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 99

PALESTRA SOBRE GESTÃO AMBIENTAL

Brasília- DF – Na última sexta-feira, dia 19 de agosto, a Major Cristiane, Oficial de Meio Ambiente, ministrou palestra sobre Gestão Ambiental com o objetivo de divulgar aos integrantes deste hospital, o Plano de Gestão Ambiental (PGA) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do HMAB.

 O Plano de Gestão Ambiental (PGA) é o documento que estabelece as ações para minimizar os impactos ambientais, definindo metas e estabelecendo medidas de controle para monitorar os aspectos a serem melhorados na busca pela excelência ambiental no HMAB. Este plano estimula o movimento conhecido como 5Rs da sustentabilidade (REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR) e envolve mudanças de comportamento, com o objetivo de sensibilizar para o ato de descartar e consumir com responsabilidade, e abrange todos os integrantes da Organização Militar, inclusive os prestadores de serviços terceirizados.

                                                                                                                                                                                                                                      

O PGA tem como objetivos, promover:

  • Uso racional da água;
  • Uso racional de energia elétrica;
  • Gestão adequada dos resíduos recicláveis;
  • Execução de Licitações Sustentáveis;
  • Redução dos resíduos orgânicos gerados;
  • Redução no consumo de papel branco;
  • Reduzir o consumo de copos plásticos não biodegradáveis;
  • Monitoramento do descarte correto de resíduos hospitalares.

                                            

Além disso, foi apresentado o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de saúde, conforme a RDC nº222 – ANVISA de 2018, observadas suas características e riscos, contemplando o manejo correto para garantir a saúde pública do trabalhador e o meio ambiente.

Foram discutidos aspectos relativos a classificação dos resíduos, etapas do gerenciamento, cuidados no manejo, tipos de resíduos gerados no HMAB (inventário), orientações quanto ao acondicionamento adequado, transporte e destinação final dos resíduos sólidos e de saúde.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página