Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Acessos: 45

HMAB mostra a importância da Prevenção a Acidente com Material Biológico

Brasília- DF – Na No dia 19 de agosto de 2022, como parte da Educação Continuada, foi realizada a instrução sobre Protocolo de Acidente com Material Biológico e Notificação Compulsória, sob coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB).

A todo momento os profissionais de saúde estão expostos a material biológico, na administração de medicamentos, cirurgias, procedimentos odontológicos, coleta de exames, manipulação da caixa de perfurocortantes entre outros. Deste modo também existe o risco de exposição a doenças, tais como: HIV, Hepatites virais... Assim é importante que exista prevenção destas e de outras doenças, o que pode ser feito através do uso de equipamentos de proteção individual e do correto manuseio do material, mas por vezes, mesmo com a prevenção, acidentes acontecem e para que danos sejam evitados, é imprescindível que todos conheçam o fluxo de atendimento.

Na mesma ocasião outra temática foi abordada: Notificação compulsória. A atual Portaria foi mostrada, bem como a lista de doenças e agravos notificáveis. Foram realizadas explicações sobre como realizar as notificações e a explanação de telefones para notificação imediata. Particularidades sobre casos de violência e fluxo de atendimento a pacientes com/suspeita de malária também foram discutidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página